Desperdício de tecnologia - o problema
Olá! Hoje vamos falar sobre o lixo eletrónico e as suas consequências não só no ambiente como também na saúde pública.
Embora as soluções de energia sustentável geralmente dependam de novas tecnologias, foi descoberto que até mesmo muitas inovações promissoras partilham uma desvantagem... o lixo eletrônico, também conhecido como "e-waste".
Atualmente, nós usamos tecnologias que funcionam bem para nossas necessidades atuais, mas não pensamos no que acontecerá dentro de 30 anos. Por exemplo, os resíduos de painéis de energia solar está em ascensão, porém, a Agência Internacional de Energia Renovável projetou que, dada a taxa atual de acumulação, o mundo terá acumulado 78 milhões de toneladas métricas deste tipo de resíduos até 2050. É defendido que, para resolver este problema e finalmente alcançar a sustentabilidade, é necessário pensar em todos os seus aspetos.
Quais são os perigos do lixo eletrônico? Muitos destes produtos incluem químicos nocivos, como o chumbo, cádmio e muitos outros carcinógenos conhecidos, que se podem infiltrar no solo e contaminar o abastecimento de água. Também é comum queimar o plástico dos fios para recuperar cobre valioso, embora o processo gere gases tóxicos.
É importante que se lide com estes poluentes, já que estes se estão a infiltrar na terra e na água, deteriorando bastante não só o ambiente como também a saúde de toda a gente. Para isso, é sugerido que se recicle os materiais ou que se descarte dos resíduos adequadamente.
Achamos que este tema se enquadra nos 4 tópicos do CTSA:
Ciência - Os químicos nocivos, pode-se recorrer à ciência para encontrar alternativas que não poluam tanto.
Tecnologia - A origem deste problema encontra-se nos produtos eletrónicos, é importante procurar um método de reduzir o impacto destes no seu fim de vida.
Sociedade - Depende de toda a gente para que os resíduos sejam reciclados ou descartados adequadamente.
Ambiente - Os químicos de produtos que tenham sido descartados indevidamente poluem o solo e a água.
Comentários
Todos nós já reparámos que algumas pessoas colocam ao lado dos contentores do “lixo doméstico”, televisões antigas bem como máquinas de lavar roupa e loiça e como é previsível, estes objetos muito provavelmente não irão ser reciclados e acabam num aterro.
Deste modo e devido aos fatores que referiram é imperativo começar a fazer a reciclagem dos equipamentos eletrónicos velhos para se evitar a poluição do ar, solo, água. Assim, dever-se-á fazer campanhas de sensibilização para as pessoas perceberem que devem reciclar o lixo eletrónico.
No entanto, a meu ver a melhor forma para acabar com este problema seria introduzir (ou praticar-se mais) a Economia Circular neste setor da indústria, pois utilizando este modelo económico gera-se menos lixo e reutiliza-se materiais (que iriam ser descartados).
Espero que o meu comentário tenha sido enriquecedor!
Face a esta realidade, a reciclagem ou reutilização dos aparelhos tecnológicos torna-se numa necessidade para que possamos combater os estragos já causados, ou pelo menos minimizá-los.
Continuem com o excelente trabalho!
Enviar um comentário